A versão prévia do relatório está pronta para a fase de ajustes e informações complementares.
Embora faltem tópicos nessa versão prévia, já estão ali pelo menos 85% das informações que farão parte da versão final. Devido ao prazo exíguo de que dispomos, precisamos trabalhar essa versão prévia.
Atenção
A versão prévia ainda não foi diagramada e não está completa, por isso você vai encontrar inconsistência nas referências internas (quando um trecho refere um capítulo, quadro ou tabela do relatório) e itens faltosos (porque ainda não foram providenciados).
1) Ajustes
O objetivo é coletar ajustes factuais sugeridos por seu superior (Diretores-gerais, no caso dos câmpus; Pró-Reitores e Reitor, no caso da Reitoria).
Procedimento
Faça download do relatório prévio em PDF em
https://docs.google.com/file/d/0BwoIJVvwLLPTU2l5QXoweDE3ZVk/edit?usp=sharing
Instale o Adobe Reader 11 em seu computador. Para isso, faça o download do programa e siga as instruções em http://get.adobe.com/br/reader/
Abra o PDF do relatório prévio no Adobe 11. Use a ferramenta de comentários para grifar, comentar, tachar, etc.
Após inserir todos os comentários que desejar, salve o arquivo e envie para relatoriodegestaoarrobaifsuldeminas.edu.br (substitua a palavra arroba pelo símbolo @).
Dicas
a) Não perca tempo com tabelas quebradas em duas páginas, erros de digitação, falhas gramaticais e falta de formatação. Após incorporar as observações de vocês, faremos uma revisão de texto e uma diagramação segundo o padrão do Tribunal de Contas da União.
b) Direcione sua atenção para erros factuais relacionados ao seu setor de atuação no IFSULDEMINAS.
c) Faça comentários claros que resolvam o problema que você encontrou. Se um dado estiver incorreto, diga qual é o dado correto. Se uma opinião estiver equivocada, diga qual opinião deve substituí-la ou se ela deve ser simplesmente suprimida.
d) Diretores-gerais e pró-reitores se interessarão pelos capítulos 1 e 2. Os demais capítulos devem chamar a atenção do pessoal administrativo.
e) Na dúvida entre fazer ou não um comentário, opte por fazer o comentário. Se estiver em dúvida sobre se uma informação está ou não completa, e souber como completá-la, opte por completar.
2) Informações complementares
O objetivo é comunicar algo que você não tenha dito nos tópicos anteriores porque não havia espaço.
Justificativa
Os itens do relatório de gestão que trabalhamos até agora abordam o conteúdo mínimo exigido pelo Tribunal de Contas da União. Por isso a Parte A, Item 12, do Anexo II da Decisão Normativa 119, de 18 de janeiro de 2012, do Tribunal de Contas da União, prevê que os gestores podem comunicar informações que considerem relevantes e que não foram contempladas pelos itens do conteúdo mínimo. Não há estrutura fixada para as informações complementares, e elas não são obrigatórias. O único requisito é que sejam relevantes e que demonstrem ações e fatos através de texto, tabelas ou gráficos.
Redija suas informações complementares num arquivo conforme as especificações abaixo:
> Arquivo doc (Microsoft Word 1997-2003).
> No máximo 3 página A4 (além dessa página de instruções), margem superior e inferior 2,5 cm, margens laterais 1,5 cm, espaço simples entre linhas, Times New Roman tamanho 12, permitidos gráficos, tabelas e imagens desde que respeitado o limite de páginas.
> Texto com formação simples e padrão (sem colunas, quebras de página, quebras de linhas, etc.). Faça manualmente marcadores de listas como alíneas e bullets. Use negrito, itálico e sublinhado à vontade. Não use caixa alta para destacar títulos – opte por negrito, itálico e sublinhado.
Prazo
O PDF com revisões e o doc com informações complementares devem ser entregues até quarta-feira 13 de março.
Todas as observações serão consideradas para eventual incorporação ao relatório final.
Bom trabalho a todos!