quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Orientações sobre o relatório de gestão 2014: o que é, quais os tópicos difíceis e trabalho de equipe

Agrupei nesse blog todos os quadros que integrarão o relatório de gestão 2014 do IFSULDEMINAS. Os quadros estão separados em arquivos diferentes, de modo que você poderá distribuí-los entre colegas de seu setor e, de um modo geral, facilitar a tarefa.

Entre na página "Escolha o seu setor", selecione o ficheiro e clique em seu setor: todos os quadros do seu setor estarão ali para download.

Faça o download e preencha apenas os quadros que estão na aba do seu setor, em seguida os remeta para o e-mail relatoriodegestao arroba ifsuldeminas.edu.br (troque a palavra "arroba" pelo símbolo @).

Você não precisa procurar arquivos nas páginas dos outros setores, mas dar uma passadinha por eles ajudará você a ter uma visão global dessa atividade.

Um documento para a sociedade

O relatório de gestão serve para analisar a performance anual do IFSULDEMINAS e abrir espaço para atitudes positivas nos próximos anos.

Como peça do processo anual de prestação de contas, constitui uma obrigação dos gestores públicos.

Deixar de entregar o relatório de gestão pode acarretar multas e outras penalidades administrativas para os ocupantes de cargos de gestão, bem como restrições administrativas para a organização.

Assim como as demais unidades jurisdicionadas ao Tribunal de Contas da União, o IFSULDEMINAS tem até 31 de março de 2015 para entregar o relatório de gestão de 2014.

O prazo de entrega jamais foi prorrogado pelo TCU, que recomenda estar com a versão final pronta para submissão no mínimo 15 dias antes da data limite.

As normas referentes ao relatório de gestão e ao processo anual de prestação de contas estão disponíveis em:
http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/contas/contas_ordinarias_extraordinarias/2014

Preocupação crescente com o desempenho

O TCU continua a usar o relatório de gestão para intensificar a avaliação de desempenho das unidades que lhe são jurisdicionadas, as quais englobam os órgãos da administração federal (ministérios, secretarias e cortes judiciais), as autarquias federais (como as universidades e os institutos federais) e as empresas públicas.

Desde 2008, o relatório de gestão se converteu em uma ferramenta central para o TCU. O relatório deixou de ser um documento de exclusiva verificação de regularidade jurídica e contábil. Ele se converteu em um instrumento de medida de desempenho organizacional.

Análise integrada de informações contábeis, metas educacionais, indicadores de desempenho organizacional e índices sociais.

Não basta preencher quadros e tabelas de conformidade jurídica e contábil.

O relatório de gestão requer cada vez mais a mensuração da qualidade dos serviços que os entes públicos prestam aos usuários e as análises situacionais de procedimentos e processos de trabalho.

Tópicos difíceis para 2014

Planos táticos e operacionais dos câmpus e da Reitoria, com respectivos indicadores

Implementação de um sistema de custos operacionais dos serviços educacionais e administrativos

Publicação de um plano de cargos com ocupantes de CD, FG e FCC de todos os câmpus e da Reitoria

Procedimentos de conformidade contábil

Pesquisa de satisfação dos usuários dos serviços prestados à comunidade

Como pretendemos trabalhar

O IFSULDEMINAS tem conduzido a produção do relatório de gestão com o objetivo de convertê-lo em instrumento de gestão dos serviços educacionais e administrativos.

Esse enfoque implica:
  • Enxergar as dificuldades de produção do relatório de gestão como sintomas de procedimentos e processos de trabalho que podem ser aprimorados
  • Agir para aperfeiçoar esses procedimentos e processos de trabalho
  • Princípios para o trabalho em equipe
  • Uniformização do uso do quadro de programas e projetos
  • Cronograma convencionado dentro de limites administrativos e legais
  • Responsabilidades e modos de interagir compartilhados
  • O relatório de gestão é um instrumento de tomada de consciência que pode trazer efeitos positivos
  • Quanto mais cedo reunirmos as informações, mais cedo solucionaremos dúvidas e encerraremos a tarefa, podendo retomar nossas obrigações diárias com ideias renovadas.
  • O e-mail relatoriodegestao arroba ifsuldeminas.edu.br (troque a palavra "arroba" pelo símbolo @) funcionará como canal exclusivo para coleta de informações.
  • Além do e-mail, dúvidas e sugestões também podem ser comunicadas pelo telefone (035) 3449-6250

Equipe

A implicação dos gestores é fundamental para produzir o relatório de gestão e principalmente se queremos convertê-lo em um instrumento de gestão.

Todos os membros da equipe de produção do relatório de gestão, porque ocupam cargos de direção, detêm o poder de delegar tarefas, liderar equipes, fixar objetivos e assim provocar mudanças no ambiente organizacional.

Nos anos anteriores, a equipe de produção do relatório de gestão foi formada pelos Diretores de Administração e Planejamento e pelos Diretores das Pró-Reitorias. Isso se mostrou essencial para o bom andamento dos trabalhos e foi o que permitiu formular uma proposta de ação referente ao relatório de gestão.

Contudo, notamos que a ausência dos diretores educacionais criava uma limitação que se revelava sobretudo em três tarefas:
  • Na customização de quadros sobre informação educacional dos câmpus
  • Na distribuição de quadros entre as pró-reitores de perfil educacional
  • Na coordenação entre documentos de planejamento e documentos de medição de resultados
Em conjunto, os problemas nessas tarefas dificultam a integração entre áreas educacionais e administrativas.

Não superaremos esses e outros desafios relacionados,com a mera inclusão dos diretores educacionais na equipe de produção do relatório de gestão. Todavia, é compreensível que se trata de um primeiro passo.

Conversamos com o Colégio de Dirigentes em sua reunião em finais de agosto para que se fechasse um acordo sobre compor a equipe de produção do relatório de gestão deste e dos próximos anos com:
  • Diretores das Pró-Reitorias
  • DAPs dos câmpus
  • DDEs e DEPEs dos câmpus
Os diretores-gerais e pró-reitores compreenderam a proposta e deram seu aval para compormos a comissão designada pela Portaria nº 1362, de 4 de agosto de 2014.

Os DDEs e os DEPEs terão uma participação provavelmente pequena no relatório de gestão de 2014, mas é importante que já participem, comecem a se inteirar, pois são essenciais para mudanças organizacionais.